Pacotes 4x no Pague Seguro

15 de jun. de 2011

AROMA (Óleos, Propriedades, Psicoaromaterapia, Culinária, Animais) O QUE É?

O que é
O termo"Aromatherapie" foi inventado pelo químico francês chamado René-Maurice Gattefossé (1881-1950) que estudou as propriedades medicinais dos óleos essenciais por muitos anos enquanto trabalhava em seu negócio relacionado a perfumaria. Gattefossé teve a oportunidade de testar suas teorias inovadoras, quando uma explosão em seu laboratório causou graves queimaduras na mão. Ele mergulhou a mão em um vaso de óleo de lavanda pura, que imediatamente reduziu o inchaço e ajudou a acelerar o processo de cicatrização.O mais impressionante é que ele ficou sem nenhuma cicatriz. Sua paixão pela pesquisa sobre os óleos essenciais levou à publicação em 1937 de seu livro inovador, "Aromatherapie: Les Huiles essentielles hormônios vegetales".
Não podemos deixar de citar outros nomes que acrescentaram a aromaterapia com pesquisas e livros publicados como: Jean Valnet ('Aromatherapie - Traitment des Maladies par les Essência de Plantas' ) , Marguerite Maury que introduziu a visão holística dentro da aromaterapia e Robert B. Tisserand ("The Art of aromatherapy") que foi responsável por ter sido um dos primeiros indivíduos a ensinar a respeito de aromaterapia às nações de língua inglesa. No Reino Unido a terapia com óleos essenciais foi introduzida através da profissão da terapia da beleza (estética e cosmetologia). O código de práticas das terapias de beleza na Inglaterra não permite a administração de nada oralmente e isto ficou registrado nos códigos das primeiras associações de Aromaterapia e as últimas têm feito o mesmo. Assim, a prática clínica com estudo aprofundado de química e utilização oral na França deixou lugar para uma forma mais simples de uso dos óleos através do uso de cremes, massagem e inalação. Este novo modelo fez a técnica se dividir em dois grandes sistemas, o que podemos denominar hoje de aromaterapia francesa (ou aromatologia - mais profunda) e a aromaterapia Inglesa (mais simples).
Até o presente momento, o FDA (Food and Drugs Administration) ainda não aprova a utilização oral de óleos essenciais, contudo muitos óleos são empregados desta maneira na Europa. O ponto crítico desta diferença envolve duas questões: 1º - A falta em alguns países de cursos com uma base de estudos mais aprofundada embasada em estudos científicos (bioquímicos e terapêuticos) e 2º - A forte pressão da Indústria farmacêutica sobre governos para restrição da venda e prática de alternativas naturais não alopáticas, dado ao contínuo aumento da utilização de produtos e práticas holísticas que tem ocasionado perdas anuais de alguns bilhões de dólares para os grandes laboratórios.
Nos finais do século XX e no início do século XXI, houve um resurgimento da utilização de produtos mais naturais, incluindo óleos essenciais para benefícios cosméticos e aromáticos. A utilização de óleos essenciais nunca parou, mas a revolução científica diminuiu a popularidade e uso de óleos essenciais na vida diária das pessoas. Hoje, com a disponibilidade de maior número de informações na internet, artigos, livros publicados e cursos disponíveis, as pessoas têm novamente se voltado ao uso dos óleos essenciais em suas vidas, seja como cosmético, perfumes, finalidades religiosas ou remédios.
Historia
A Aromaterapia faz parte dos mais antigos métodos de cura. Os gregos, romanos e egípcios utilizavam a técnica na forma de óleos aromáticos para banho, massagens e no embalsamento de múmias. Porém, os primeiros registros de Aromaterapia só apareceram por volta de 3000 a.C, quando foi criado o alfabeto Sumério.
Acredita-se que a história da Aromaterapia começou com a queima de madeiras, folhas, gravetos e eucaliptos perfumados na Antigüidade. Esta prática provavelmente apareceu a partir da descoberta de que algumas fogueiras, como as feitas de cipreste e cedro, perfumavam o ar quando eram queimadas. Na verdade, a nossa palavra moderna perfume deriva do latim per fumum, que significa "através da fumaça". O incenso não foi, portanto, a única utilização de fragrância nos tempos antigos.
Em algum ponto entre os anos 7000 e 4000 a.C, as tribos neolíticas aprenderam que as gorduras dos animais, quando eram aquecidas, absorviam as propriedades aromáticas e curativas das plantas. Talvez folhas ou flores perfumadas tenham caído acidentalmente na gordura enquanto a carne estava sendo preparada na fogueira. A informação obtida nesse acidente levou a outras descobertas: as plantas davam sabor à comida, ajudavam a curar ferimentos e suavizavam a pele seca de forma bem melhor que a gordura sem fragrância. Essas gorduras perfumadas, as precursoras das nossas modernas loções para massagem e para o corpo, perfumavam quem as usava, protegiam a pele e os cabelos das intempéries do tempo e dos insetos e relaxavam músculos doloridos. Elas também afetavam a energia e as emoções das pessoas.
Há também registros que Hipócrates, o pai da medicina também utilizava a aromaterapia na forma de banhos e massagens.

Falso ou verdadeiro

Ter cuidado na obtenção de seu produto é uma questão de responsabilidade, que deve ser verificada e levada a sério para que não haja prejuízos para a saúde. Alguns fatores podem ser observados no ato da aquisição de óleos essenciais:

1ª. Um óleo essencial jamais será vendido em vidro transparente, pois em contato com a luz ultra-violeta (UV) oxida-se com facilidade, perdendo então suas propriedades terapêuticas. Ao ser adquirido deve estar conservado em frascos de cor (âmbar ou azul por exemplo). Mesmo assim, temos encontrado uma grande variedade de produtos sintéticos sendo vendidos nestes frascos aqui no Brasil, até mesmo por seus custos serem menores. Atualmente porém, já existem frascos pet e outros materiais transparentes ou semi-transparentes com efeito anti-UV.

2ª. Os óleos essenciais não possuem cores extravagantes como roxo, lilás, etc. Somente o óleo de camomila e poucos outros apresentarão a coloração azulada, pois em sua composição, encontra-se o camazuleno, o que lhe confere o tom azulado. Por outro lado a tangerina, laranja e orégano terão cor alaranjada, o pachouli, a casca de canela e o vetiver cor marrom e o cedro de Himalaia e a bergamota cor esverdeada. Nos outros casos, jamais se encontrará óleos com cores que vão além do transparente e do amarelo claro. Normalmente produtos coloridos o são pela adição de anilinas.

3ª. Óleos essenciais não se dissolvem facilmente na água (são óleos). Se ao pingar uma gota, a água turvar-se de branco, isso é um indício de que o produto está diluído com polisorbato ou renex em água. O óleo natural não se dissolve, costuma boiar quando seu peso é menor que o da água, ou ir para o fundo. Mas também muitos óleos naturais e sintéticos têm sido adulterados com óleos carreadores e, portanto, apresentarão características semelhantes às dos naturais não misturando-se à água. Então para saber se o óleo está diluído com óleo mineral ou gorduras vegetais, pingue uma gota numa folha de papel. Geralmente em até 2 horas o óleo essencial terá evaporado todo, mas se tiver gordura, deixará uma mancha no papel. Há algumas exceções para óleos resinosos como a copaíba, o pachouli e o vetiver, que por serem muito viscosos ou conter resinas, acabam realmente marcando o papel após este tempo. Porém óleos muito finos e voláteis como a lavanda, a hortelã ou o eucalipto, não deixam marcas e se marcarem estão com gordura ou óleo mineral agregado como adulterantes.

4ª. Produtos com cheiros alterados, com odor de álcool ou óleo de cozinha são produtos adulterados e devem ser deixados de lado, a não ser que sejam vendidos com uma finalidade específica, como uso na massagem, ou rotulados como diluídos, como acontece muitas vezes com os óleo de rosa e jasmim, que por serem muito caros, costumam ser diluídos a uma proporção de 10 ou 20% em óleo de jojoba, girassol ou germe de trigo para baratear seu custo, mesmo assim, jamais virá a custar muito barato como alguns sintéticos normalmente comercializados dentro do Brasil.

5ª. Óleos naturais jamais irão custar o mesmo preço, pois necessitam de proporções diferentes de matéria-prima da planta para se produzir óleo, assim como, de acordo com seu país de procedência, possuirão preços de custo também diferentes (aí entram também taxas de câmbio, importação e exportação, vigilância sanitária, etc). Por exemplo, para conseguir-se 1 litro de óleo de eucalipto globulus, necessita-se aproximadamente de 30-50kg de folhas. Por outro lado, para conseguir-se a mesma quantidade em óleo de rosas (1 litro), gasta-se de 1 a 3 toneladas de pétalas, o que equivale a 1 hectare de plantação de rosas. Daí seu preço jamais vir a ser o mesmo que o de um óleo de eucalipto.

6ª. Os óleos naturais costumam durar mais tempo na pele, quando empregados como perfumes ou quando utilizados na massagem, contrário aos sintéticos que não permanecem às vezes mais do que poucas horas. Esta é a grande diferença entre os perfumes franceses que utilizam também óleos naturais e os nacionais que usam somente essências sintéticas.

7ª. Fique atento ao rótulo que deve sempre constar as informações abaixo:

1. Nome popular mais comum da planta
2. Nome científico (botânico)
3. Parte da planta usada para extração
4. País de origem
5. Referência de quimiotipo de tiver
6. Porcentagem de princípios ativos se necessário
7. Data de envase ou extração e validade
8. Número do lote do produto
9. Nome e registro da empresa/fabricanteEstas são algumas diferenças básicas. Jamais se esqueça que, em se tratando de aromaterapia, qualidade é tudo! Por este motivo, você encontrará entre os nossos produtos uma grande seleção e cuidado na sua manipulação e aquisição de seus países produtores, podendo ter certeza, sempre, de estar adquirindo um óleo natural e puro em sua composição para utilização.

Propriedades terapeuticas
Principais Indicações e usos
Abeto (siberiano, balsâmico, prata, canadense e outros) - De agradável aroma que lembra florestas e natal. Possui efeito equilibrador das glândulas supra-renais e freiador de hormônios de stress. Relaxante do sistema nervoso, anti-inflamatório, em insônia, agitação, dores musculares.
Alecrim da horta QT1 canfenona (=cânfora) - Maior teor em cânfora. Útil em problemas de concentração, falta de memória, reumatismo, dores localizadas, seborréia e caspa, preguiça, lassidão, sonolência, tensão muscular. É considerado o óleo dos estudantes.
Alecrim da horta QT2 cineol (=cineol) - Maior teor em cineol. Útil em problemas pulmonares e respiratórios, rinite, sinusite, bronquite pulmão cheio e congestionado. Diminui o mau cheiro nos pés. O Brasileiro e o indiano possuem mais cineol.
Alecrim do campo (vassoura) - É cicatrizante, útil em alergias de pele e psoríases e como fabuloso regenerador e hidratante da pele. Calmante suave.
Alecrim pimenta - Possui alto teor de carvacrol, substitui e possui as mesmas indicações do orégano. Poderoso anti-tumoral, anti-infeccioso.
Anis estrelado (badiana) - Carminativo, útil em problemas de obesidade, como calmante, digestivo, em cólicas intestinais, tosses, etc. É galactagogo, por isso aumenta a formação de leite na mulher após o parto. Útil em cólicas e distúrbios menstruais. Facilita a aceitação.
Arnica mineira - Um poderoso anti-inflamatório, utilizado em afecções da pele, acne, alergias, infecções, furúnculos e abcessos, dores musculares e reumáticas, pancadas e fraturas. É um bom adstringente para peles oleosas e acnéicas.
Aroeira brasileira folhas ou frutos Anti-inflamatório da pele, regenerador e anti-séptico. Óleo muito indicado em tratamento de pele (acne, psoríases, deramtites, etc), útil também em distúrbios vasculares (varizes, varicela, má circulação, entupimentos – ateromas).
Bálsamo do Peru Anti-séptico de usos similares ao benjoim. De aroma achocolatado, ótimo paraperfumes. Trabalha a carrência.
Bergamota China, Índia, Ivory Coast, Itália, Em distúrbios como obesidade, celulite, retenção hídrica, casos de stress, gripes e resfriados. Útil em problemas como o herpes e em banhos para tratar infecções e inflamações na área genital. Regenerador da pele, ansiolítico.
Bétula doce Analgésico local, empregado em dores musculares, artrite, reumatismo, pancadas e luxações. Possui propriedades anti-inflamatórias e sedativas parecido com wintergreen. De aroma suave, doce e refrescante, que lembra gelol.
Breu branco Olíbano brasileiro, de ação anti-séptica e anti-inflamatória. Trabalha a introspecção e a meditação. Purificador energético.
Camomila Romana Excelente calmante, sedativo e antiinflamatório, útil em problemas como conjuntivites, dores reumáticas, nervosismo e insônia. Desenvolve amor e o senso de perdão nas pessoas. No tratamento de depressão e síndrome do pânico.
Canela da China ou do Ceilão (cascas), canela do Ceilão e China folhas QT cinamaldeído Estimula a circulação, é útil em problemas de medo e dificuldade de desapego. É sudorífero, possui poderosa ação anti-microbial (bactérias, vírus, etc). É tido como afrodisíaco e estimulante digestivo. Muito eficaz no tratamento de inflamações (reumatismos, LER, artrites, dor musculares dos nervos, fibromialgias, ciática, etc). Não usar puro na pele pois queima.
Canela do Ceilão folhas QT eugenol (var. de Madagascar) Propriedades semelhantes às do cravo da índia. Antifúngico e anti-bacteriano, auxilia em micoses e unha encravada, mau hálito, é um sudorífero moderado, para dores de dentes, tosse seca, aftas e como imunoestimulante.
Capim cidreira, capim limão, lemongrass, capim espartilho Gordura localizada, celulite (ativa a circulação), problemas digestivos (falta de apetite), seborréia e queda de cabelo, anti-inflamatório em ciática, fibromialgia. Libera a raiva e emoções contidas. É vasodilatador e hipotensor, anti-micótico.
Cedro do Atlas Equilibra a oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas, é antifúngico, empregado em distúrbios renais (cistite e nefrite), da pele (psoríase, alergias, etc). Bom fixador de perfumes. Usado também em dores das articulações e tendões. É suave e levemente calmante. Útil em casos de irritabilidade e insônia. Possui aroma amadeirado doce.
Cipreste comum (cipreste europeu) Anti-inflamatório, secativo de pus, abscessos, furúnculos e acnes. É antifúngico (micoses), indicado também em cistos sebáceos, hemorróidas, má circulação, varizes (dissolve coágulos), gengivite, melhora a concentração e facilita o desapego, facilita a concentração no estudo, ajuda no medo da morte, combate o stress.
Cipreste lusitanica (cipreste de cerca) Possui todas as indicações do anterior com uma vantagem: apresenta certo teor de toratol e abietadieno, que potencializam a ação anti-inflamatória e antibiótica do óleo. É mais forte e mais anti-séptico, como o tea tree.
Cisto (ládano destilado) Estimulante geral do corpo, do ãnimo, contra depressão, apatia. Imunoestimulante, aumenta a circulação, estimula as funções digestivas especialmente do fígado, cardiotônico, anti-tumoral e anti-cancerígeno.
Citronela de Java Repelente de insetos (pernilongos), atuando também como um anti-bacteriano, anti-inflamatório e óleo refrescante.
Copaíba branca, roxa, mari mari, angelim, vermelha Para problemas de pele em geral como alergias e inflamações, em úlceras estomacais, gastrite, cabelos sem brilho, manchas senis de pele, queimaduras, hemorróidas, problemas renais, etc. Como fixador de perfumes.
Cravo da Índia (botões) (Madagascar, Sri Lanka, etc) Um poderoso analgésico e anti-séptico, útil em dor de dente, aftas e tosse seca. Útil em micoses, unha encravada e como estimulante imunológico. Age revigorando, estimulando e aumentando a energia pessoal.
Cravo da índia folhas Possui os mesmos usos do anterior. Anti-micótico forte, útil em unha preta, encravada, pano branco, etc.
Erva doce sementes ou planta Distúrbios menstruais (cólicas, TPM, menopausa), cólicas em geral, indigestão, anorexia, impaciência, nervosismo, peles ressecadas, desidratadas, retenção hídrica e obesidade. Para quando a vida parece ser dura demais.
Eucalipto citriodora Empregado em todos os tipos de infecções pulmonares, tuberculose, pneumonia, etc. É um poderoso bactericida e anti-séptico. Também é empregado em dores articulares e inflamações dos tendões. Não é expectorante.
Eucalipto globulus, viminalis, dunnii, urofila, saligna, cinérea, smithii, camaldulense Para problemas respiratórios como: congestão nasal, sinusite, asma e bronquite. Em dificuldades de expressão, desconexão com o mundo, como moderado anti-séptico local, útil em problemas de mau cheiro nos pés.Também agem como analgésicos para dores musculares e reumáticas e como crioterápicos
Funcho doce sementes ou planta Como carminativo, estimulante da lactação, em problemas de obesidade principalmente por desarranjos hormonais e problemas de retenção hídrica, pois é um diurético. Atua como digestivo, em cólicas intestinais, tosses e como um calmante suave. Auxilia na digestão das coisas da vida, naqueles momentos em que ela parece ser difícil e dura.
Gengibre (chinês/ brasileiro ou cochin) Para problemas de falta de apetite e anorexia, em casos de febre, dores musculares, como estimulante geral, digestivo e carminativo. Atua também como sudorífero. É muito bom em problemas de dores reumáticas e artríticas.
Gerânios (egípcio, africano, etc) Em problemas de carência afetiva, medo, como anti-séptico, em casos de herpes, excesso de oleosidade da pele e cabelo, problemas de depressão, falta de ânimo e entusiasmo. Para peles envelhecidas e desidratadas.
Hortelã do campo ou vick Estimulante da circulação, contra celulite, de efeito refrescante e analgésico local. Empregado em manchas de pele e congestão nasal e pulmonar. Possui as mesmas indicações que o hortelã-pimenta. Diferencia-se pelo seu odor, mais forte.
Hortelã limão É uma variedade de hortelã composta principalmente de linalol, um componente de ação regeneradora da pele e sedativo. Auxilia em queimaduras de pele, insolação, em pós-barba e pós-depilatório. Um excelente relaxante.
Hortelã pimenta (menta) Útil em dores de cabeça, enxaquecas e em todos os tipos de enjôos, principalmente em viagens e gravidez. Estimulante circulatório, útil em celulite e varizes, também em manchas de pele, analgésico. Atua clareando a mente. Anti-oxidante.
Junípero folhas, Junípero yugoslávia (folhas e bagas) Possui as mesmas propriedades do cipreste, atuando em problemas circulatórios como celulite, estrias e varizes. Auxilia em problemas respiratórios, hemorróidas, diminui o stress e é útil no medo da morte facilitando na hora da passagem
Laranja pêra, da terra e valência Em obesidade, retenção hídrica, falta de alegria e entusiasmo pela vida, em casos de depressão, como um calmante suave que estimula a alegria. Na área digestiva atua estimulando o apetite e diminuindo problemas como flatulência. Muito bom em xampus para tratamento de caspa, seborréia e até queda de cabelo.
Laranja 5X e 10X Óleo deterpenizado de aroma concentradíssimo para uso em difusores. Não possui limoneno, ou muito pouco.
Lavanda búlgara, francesa, inglesa, russa, indiana, etc Um óleo que atua acalmando a agitação, útil em problemas de insônia e histerismo. Empregado em queimaduras, stress, insolação, como citofilático e regenerador celular e para dar a sensação de liberdade e paz. Calmante.
Lavanda fina (alta altitude) e lavanda selvagem Uma das melhores lavandas do mundo. É a que possui o aroma mais suave e mais agradável. Possui uma boa absorção pela pele, além de possuir todas as propriedades indicadas para a lavanda também é muito boa para o tratamento de dores musculares, tensão, e inflamações de tendões e músculos. Muito relaxante.
Lavandim grosso e abrialis Aroma parecido muto próximo da lavanda francesa, com menos linalol e mais gelado. Substitui a lavanda em alguns usos.
Limão siciliano e tahiti (prensados) Antivirótico, anti-bacteriano, em infecções e resfriados. Usado em casos de obesidade, retenção hídrica, celulite e estrias. Também em acne, anemia, intoxicações, câncer, gastrite e problemas hepáticos (descongestionante).
Excelente em shampoos para o tratamento de seborréia, caspa e queda de cabelo. Colesterol alto e arteriosclerose.
Limão tahiti da Pérsia destilado (lima mexicana) Óleo de limão mais suave, com uma nota de fundo que lembra pinho e lima doce, totalmente diferente do óleo prensado. Possui características mais calmantes, ansiolíticas e efeito anti-séptico mais ativo.
Louro folhas Muito empregado em problemas pulmonares, digestivos, tosse, dores musculares, tonsilite, aftas e resfriados.
Mandarina amarela, verde e vermelha (mexirica carioca) Aroma da infância, alegre, juvenil. Para pessoas sem alegria pela vida, desestimuladas, depressivas e ansiosas. É diurético, usado no tratamento de celulite e obesidade, problemas digestivos e cólicas. Ótima opção para depressão.
Manjericão cheiro de anis Anis verde (anetol/estragol) Possui certo teor de anetol que o faz ter um aroma típico de erva-doce, porém mais suave, agradável, um pouco herbáceo e menos doce. Mesmos usos que o óleo de erva-doce e funcho. Estrogênico, digestivo, hepático, relaxante, contra-cólicas.
Manjericão verde (linalol) São as variedades de manjericões mais aromáticas que existem. Possuem aroma relaxante, anti-stress e ansiolítico.
Manjerona (argentina, francesa, brasileira, etc) Auxilia em cólicas menstruais, agitação, stress, ansiedade, irritabilidade e desgaste nervoso. Forte anti-infeccioso tal como o tea tree. Hipotensiva, anafrodisíaca, para indivíduos tímidos e ansiosos, pois auxilia na verbalização e expressão.
Mirra da Somália Um óleo de propriedades úteis no tratamento de doenças infecciosas (pneumonia, sífilis e até hanseníase já foi empregada). Empregada em problemas como gengivite, faringite, úlceras estomacais, dores artríticas, hemorróidas, distúrbios menstruais da mulher, tosse, e problemas de pele. Auxilia na meditação e introspecção. Interiorizante.
Olíbanos (índia, Omam, Somália, sahara, deserto, etc) Atua no tratamento de pele envelhecida, em problemas pulmonares, tosse e catarro, como anti-séptico, facilitando a introspecção e meditação. Útil em depressão, ansiedade e no tratamento de câncer. Facilita nosso contato com nosso lado espiritual mais elevado. Imunoestimulante potente, útil em doenças que envolvam imunodeficiência.
Orégano comum, selvagem, de vaso, grego e europeu (carvacrol acima de 60%) Possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e anti-infecciosas, sendo útil para o tratamento de praticamente todos os tipos de infecções. Têm ação anti-cancerígena, anti-oxidante, larvicida, lesmicida, estimulante digestivo, em inflamações e dores articulares e musculares, em problemas de acne, abscessos e furúnculos. Estimulante geral como o tomilho.
Pachouli indiano, chinês e da Indonésia (variedades dark e light) Fortalece o idealismo e a auto-estima, assim como auxilia aqueles que têm dificuldade em tomar decisões e que não acreditam em si mesmos. Tido também como um afrodisíaco (estimulante). É antifúngico e anti-micótico de uso geral (frieiras). Poderoso cicatrizante, excelente em rachaduras de pé e feridas que não se cicatrizam, em hemorragias.
Palmarosa (Índia e Brasil) Bom como citofilático e rejuvenescedor da pele, para peles oleosas e problemas de acne, como estimulante da tireóide, em casos também de obesidade e celulite. A palmarosa da índia possui mais geraniol (princípio ativo).
Pau rosa (bois de rose) Um excelente óleo empregado no tratamento do acne, rugas de pele, como analgésico local e no tratamento de queimaduras. Ajuda a hidratar a pele e evitar seu envelhecimento precoce. Também empregado como calmante suave, em estados de histeria e agitação. Também considerado útil no tratamento da depressão e insônia.
Pimenta negra (do reino) e pimenta branca Empregado em problemas do sistema respiratório, em dores musculares, das articulações, estimulante geral. Não arde pois é extraído por destilação e seus usos são parecidos com os do Eucalipto globulus como expectorante.
Pinheiro silvestre (pinheiro da floresta) Problemas de reumatismo, dores articulares, cistos sebáceos, problemas e alergias respiratórias. Estimula a liberação de cortisona pelas adrenais e reduz hormônios de stress. Anti-stress, diminui a ansiedade e relaxa. Cheiro de florestas.
Sálvia esclaréia (esclareol 0.5%) (Rússia, China, Bulgária, etc) Ajuda no crescimento capilar, em problemas como conjuntivite, estados de stress, tensão e desgaste do sistema nervoso (relaxante). Muito usado em problemas de catarro pulmonar e em problemas hormonais femininos (TPM, cólicas, etc).
Sálvia esclaréia (esclareol 3.26%) Um dos melhores e mais eficazes óleos indicados para o tratamento de desordens menstruais como TPM, menopausa, desarranjos, cólicas, etc. Equilibra as taxas hormonais dos ovários. Indicado também para mulheres que não conseguem engravidar e homens com distúrbios de próstata. Usos similares da anterior. A diferença está no teor de esclareol (ativo).
Tangerinas (híbrida, cravo, murcot, satsuma e ponkã) As tangerinas são aromas alegres, anti-depressivos e estimulantes. Agem equilibrando também estados de ansiedade e medo. Internamente são digestivas, diuréticas, ajudam a tratar gastrite e prisão de ventre. Usos iguais aos da laranja.
Tea tree australiano ou brasileiro (3% cineol e 36-42% terpinen-4-ol) Antibiótico natural que pode ser empregado em todas as doenças fúngicas, bacterianas e viróticas, sejam de que origem for. Cândida, inflamações, micoses, amidalite, problemas respiratórios, cistite, como imunoestimulante.
Tomilho QT linalol ou serpolet Citofilático e anti-inflamatório da pele. Em acnes, peles inflamadas, baixa imunológica e ansiedade. Antibiótico eficaz.
Vetiver Indiano, Haiti, Brasileiro, Java (destilado das raízes) Empregado em problemas de anemia, como anti-espasmódico, estimulante do sistema circulatório e sedativo do sistema nervoso. Na dificuldade em lidar com a parte material, para pessoas descentradas e dispersas. Afrodisíaco, est. gônadas.
Ylang Ylang extra e extra-superior Estimulante do sistema imunológico, de propriedades sedativas, calmantes e úteis contra ansiedade e insônia. Auxilia no tratamento da pele, em situações de acne (preventivo), é citofilático (pele envelhecida) e anti-rugas. É o óleo de aroma mais intenso e perfumado e compõe-se da primeira fração da destilação do óleo das flores.
Ylang ylang completo (óleo de cananga e ylang ylang verdadeiro) É composto de toda a destilação da planta. Possui todas as particularidades dos outros, sendo também considerado afrodisíaco e um aroma muito sensual. Indicado em problemas femininos (vaginismo, leucorréia), repressão sexual, frigidez, dificuldade na entrega, problemas de relacionamento com as pessoas. Existe o ylang ylang verdadeiro e o óleo de cananga, ambos possuem as mesmas indicações, porém o verdadeiro possui ação e aroma mais intensos.
OLEOS VEGETAIS
Abóbora - Possui propriedades medicinais úteis no tratamento da próstata (hiperplasia).
Amêndoas doces ou amargas - Hidratante da pele, auxilia na prevenção de estrias.
Andiroba - Age como anti-inflamatório e hidratante da pele, em escaras, psoríases, coceiras, e também como repelente de pernilongos.
Avelã - Hidratante da pele, útil na prevenção de estrias, como substituto ao óleo de amêndoas.
Babaçu - Um dos melhores óleos para massagem, fino e de rápida absorção. Age também como estimulante imunológico.
Buriti - Utilizado na hidratação da pele e como protetor solar junto a outros óleos vegetais.
Castanha do Pará - Hidratante da pele, auxilia na prevenção de estrias. Substitui o óleo de amêndoas.
Côco - Óleo fino para massagem, imunoestimulante, anti-viral, de usos similares ao babaçu.
Cupuaçu manteiga - Potente hidratante da pele, utilizado em cremes para pele e cabelo.
Gergelim - Hidratante da pele, auxilia na prevenção de estrias.Possui muita vit. E.
Germe de trigo - Hidratante da pele, auxilia na prevenção de estrias. Possui muita vit. E.
Linhaça - Anti-inflamatório, útil em artrites, artroses, dores musculares, ciática, dermatites, psoríases, TPM, menopausa, colesterol.
Mamona - Potente hidratante da pele, para uso conjugadao a outros óleos
Maracujá sementes - Hidratante da pele e dos cabelos. Usado em cremes de cabelo e corpo.
Neem - Utilizado em dermatites, micoses e fungos de pele, psoríases, problemas de pele, puro ou em diluições.
Palma (azeite dendê extra virgem) - O dendê é uma opção muito boa de óleo vegetal para alimentação. Tem excelentes propriedades anti-oxidantes, devido ao seu alto teor de carotenóides e vitamina E, que age protegendo as células do corpo contra o câncer e diminui os riscos de doenças cardíacas, trombose e a arteriosclerose. O dendê ajuda também a aumentar no sangue os níveis do HDL (colesterol bom), diminuindo por outro lado o LDL (mau colesterol).
Perila - Possui propriedades regeneradoras e hidratantes da pele. Empregado e problemas alérgicos, queimaduras e dermatites.
Rosa mosqueta - Mesmos empregos da linhaça. Ambos também são indicados na regeneração da pele, em quelóides e peles rachadas.
Salmão 17% ômega 3 Rica fonte de ômega 3 (EPA E DHA), que possui inigualáveis propriedades terapêuticas. Auxiliar como coadjuvante no tratamento da depressão, distúrbio bipolar, síndrome do pânico, problemas da retina, hiperatividade em crianças, vícios, alcoolismo, impulsos agressivos, constante mau humor e stress.
Uva sementes - Possui alto teor de vit. E e anti-oxidantes. Age regenerando e tratando da pele. Usar puro ou diluído em óleos.



Cuidados

Alguns óleos essenciais devem ser utilizados com cautela, pois possuem substancias altamente concentradas. Siga atentamente as normas de segurança antes de usá-los ou consulte um aromaterapeuta.

Para reduzir riscos com a intoxicação junto a óleos essenciais, siga o seguinte:

• Não faça uso de óleos essenciais via oral sem a devida orientação de um aromatologista especializado na área.
• Evite o uso de óleos que possuem furanocumarinas sobre a pele em locais de grande exposição ao sol pois podem causar fototoxidade gerando queimaduras de pele, manchas escuras e até câncer. Dentre os óleos que possuem estes compostos podemos citar os cítricos como o limão, bergamota, lima, grapefruit, laranja da terra, tagetes, cominho, verbena, raiz de angélica, arruda e opopanax.
• Evite durante a gravidez óleos com alto teor de toxidade, pois pode causar problemas ao feto e até levar ao aborto.
• Evite deixar em locais de fácil acesso a crianças óleos essenciais, pois são um atrativo devido à cor do vidro e formato.
Contra-indicações
Citamos aqui algumas contra-indicações existentes para alguns óleos que são importantes de serem observadas. Tais contra-indicações são mais voltadas para o uso oral, mas em situações mais delicadas como gravidez ou epilepsia, tais óleos devem ser evitados sob qualquer forma de uso.

• Gravidez - Evitar os óleos de cânfora, tuia, salvia dalmaciana, salvia esclaréia, funcho, erva-doce, anis estrelado, dill (endro), wintergreen, bétula, sabina, salsa.
• Distúrbios do fígado - Evitar os óleos de menta e hortelã, casca de canela, cássia, funcho, erva-doce, anis estrelado, cravo, pennyroyal, buchu, sassafrás, sabina e óleos ricos em furanocumarinas.
• Distúrbios renais - Evitar os óleos de limão, bergamota, salsa, wintergreen, bétula e os gelados ricos em cânfora (alecrim), mentol (hortelã), e cineol (eucalipto).
• Pressão alta - Evitar óleos que contenham cânfora.
• Pressão baixa - Evitar os óleos de alho, cebola, lavanda, pau rosa, palma rosa, eucalipto globulus, capim limão ou cidreira, verbena.
• Epilepsia - Evitar os óleos de cânfora, alecrim da horta, lavanda spike.
• Hemofilia, distúrbios na coagulação do sangue - Evitar os óleos de wintergreen, bétula doce.
• Glaucoma e hiperplasia prostática - Evitar óleos de capim cidreira, capim limão, verbena, capim espartilho, e outros contendo alto teor de citral.

Óleos Essenciais

Óleos essenciais são compostos voláteis extraídos das plantas por processos de destilação, compressão de cascas e nozes, assim como extração por solventes. Muitas vezes acabam sendo confundidos com óleos carreadores, essências sintéticas e outros produtos às vezes naturais como o âmbar negro (extraído do cachalote) ou o almíscar (extraído das glândulas sexuais de um animal que leva o mesmo nome).

São quimicamente bem diversificados assim como possuem diferentes atuações, contrário dos produtos quimicamente sintéticos que possuem basicamente uma única ação química. Por exemplo, a lavanda é comumente empregada em queimaduras, também como repelente de insetos, dores de cabeça, TPM, na insônia, stress, etc.

Nunca dois óleos essenciais serão iguais em sua forma de atuar sobre o corpo. Muitos constituintes, como os aldeídos, possuem propriedades anti-infecciosas, estimulantes da circulação e entre os óleos que possuem altos teores deles podemos citar o lemongrass (citral) , casca de canela (aldeído cinâmico), citronela (citronelal), etc.

Cetonas terão ação sobre a regeneração celular, liquefazendo mucosidades e são úteis como descongestionantes em casos de asma, bronquites e resfriados. Entre os óleos que possuem altos teores delas citamos a lavanda spike (cânfora), tuia (tuiona), tagetes (tagetona), etc.

Fenóis são antisépticos e úteis no combate a bactérias e vírus e podem ser encontrados nos óleos de tomilho (timol), orégano (carvacrol e timol), etc. Álcoois atuam como sedativos, antisépticos e estimulantes do sistema imunológico. Óleos que possuem altos teores em álcoois são o sândalo (santalol) e o néroli (nerol).

Sesquiterpenos, que encontramos nos óleos de limão (limoneno), camomila (camazuleno) e pinho (pineno), são anti-inflamatórios e atuam especialmente sobre o fígado auxiliando no processo de desintoxicação do corpo e como estimulantes de funções glandulares. Em 1994, descobriu-se que os sesquiterpenos conseguiam chegar à todas as regiões do cérebro, aumentando assim, os níveis de oxigênio ao redor das glândulas pineal e pituitária.
Imagine como não seria longa toda a listagem de compostos ativos se fossemos analisar a totalidade de óleos essenciais atualmente comercializados em todo o mundo, sem citar-se suas mais variadas indicações. Devido à esta inacreditável complexidade de centenas de diferentes compostos químicos presentes muitas vezes num único simples óleo, torna-se bem claro que o valor terapêutico dos óleos essenciais é imenso. Por outro lado, um produto sintético jamais possuirá a variedade de compostos químicos que óleos naturais contém, não tendo assim, a sinergia específica advinda da fusão molecular destes elementos que atuam de maneira bem específica na cura.

Desta forma é comum vermos propriedades diferentes daquelas estudadas num laboratório junto a estes compostos: eles dentro da planta e num óleo essencial extraído de forma adequada, possuirão efeitos distintos e muito mais abrangentes daqueles verificados em sua atuação isolada, e isso acontece devido à sinergia que acontece entre os compostos que se unem em cadeias estruturais que sem os devidos cuidados no ato da destilação e extração, podem se romper e diminuir em muito as ações dos óleos empregados.

Carreadores

Carreadores são os óleos que servem de veículo para os óleos essenciais serem empregados dentro massagem e facilitar o deslizar das mãos sobre o corpo do paciente. Podem ser encontrados como refinados ou não-refinados o que pode interferir em muito em suas propriedades terapêuticas.

Entre os óleos carreadores, cada qual possui uma particularidade própria que os distingue uns dos outros. Entre os carreadores, alguns são mais indicados para determinados tipos de pele conforme sua densidade própria, abaixo segue uma pequena lista ilustrativa de indicações por tipo de pele.

Os óleos indicados para pele oleosa podem ser empregados em peles secas, porém não se deve fazer o contrário. Evite o uso de óleos carreadores em peles com problema de acne.

Óleos para pele seca - Óleo de amêndoas , Óleo de rícino, Manteiga de cacau ,Óleo de amendoim , Óleo de palma , Azeite de oliva.

Óleos para pele normal - Óleo de milho , Óleo de gergelim, Óleo de soja , Óleo de canola , Óleo de jojoba , Óleo de calêndula por infusão.

Óleo para pele oleosa - Óleo de semente de uva , Óleo de girassol, Óleo de avelã , Óleo de nozes.


Psicoaromaterapia

A psicoaromaterapia é a psicologia que estuda os aromas e seus efeitos sobre a mente humana.

Quando cheirar um óleo essencial, as moléculas que emitem a partir dele viajar através do ar e entrar no nariz. Há 50 milhões de receptores de odor localizados na parte superior da cavidade nasal, ocupando uma área do tamanho de um selo pequeno. Estas células nervosas delgadas são chamados de "cílio" e fazem parte de um órgão chamado o bulbo olfativo (bulbus olfactorius). Este órgão é ligado a uma parte do cérebro chamada de sistema límbico, que é responsável pelas emoções, memória e excitação sexual. Devido a isso, quando usados corretamente as propriedades dos óleos essenciais têm o poder de afetar nosso humor de uma forma positiva e balanceada.
A psicoaromaterapia, pode auxiliar o indivíduo em diferentes situações tais como: insônia,stress, ansiedade, dor, depressão, etc.

A seguir alguns dos efeitos dos aromas que podem causar alterações emocionais:

•Relaxamento: amaro , cipreste , cravo , zimbro , gálbano , ylang-ylang , cedro , tangerina , camomila ,manjerona , mirra , neroli , rosa , sândalo e vetiver.

•Balanceadores: manjericão , bergamota , gerânio , incenso e alfazema.

•Estimulantes: angélica , canela , cardamomo , cravo , elemi , eucalipto , erva-doce , gengibre , limão ,menta , laranja , palmarosa , petit grain , pimenta do reino , pinho , grapefruit e alecrim.

•Antidepressivos: manjericão, amaro, bergamota, cravo, gerânio, ylang-ylang, incenso, jasmim , lavanda, limão, lima, tangerina, camomila, laranja, néroli , patchouli , palmarosa, petitgrain, grapefruit, rosa e sândalo.

•Afrodisíacos : amaro, angélica , canela, cardamomo, coentro , cravo, cravo, gálbano, ylang-ylang, jasmim, gengibre, cedro, néroli, patchouli, alecrim, rosa, sândalo e vetiver.

•Estimular a mente: manjericão, cardamomo, coentro, eucalipto, hortelã-pimenta, pinheiros e alecrim.

Culinária

Vc pode usar o óleo essencial na alimentação para temperar saladas, em pratos quentes e sucos. Sempre usado com moderação de 1 a 3 gotas dependendo do óleo essencial diluido, você alia as propriedades terapêuticas auxiliando na digestão e pode funcionar como um antígeno dependendo do prato.

Exemplos de óleos essenciais utilizados na alimentação:
Tumerico (açafrão) : usado muito pelos indianos. O tumerico é um óleo resina que auxilia na lubrificação das articulações, artrite. Pode ser usado de 2 a 3 gotas.

Alcaravia: propriedades muito parecida com endro. Auxilia na parte hepática, proriedades estrogênicas e carminativas. O Endro e alcaravia reduzem os trigricericos. Paes, batatas ao forno, molhos de assados.

Funcho , erva doce , anis – Por possuir anetol é usado em tratamentos associados a amenorréia, TPM, cólicas mesntruais, menopausa, tem propriedades estrogenenicas antiespamodico é carminativo, enjôo , náuseas
Estragao: o estragao é muito usado na frança tem propriedades estrogênicas, melhora o apetite, diuretico e pode ser utilizado em sopas e saladas.

Gengibre: propriedades antioxidante, anti infeccioso moderado. Reduz a absorçao de gorduras ajudando na perda de peso. Picles, molhos, saladas, doces.

Canela: tem propriedades antibióticas e anti-oxidante, digestiva, Tonico cardíaco, vaso dilatadora, propriedades estrogenicas. Doces, compotas.

Cardamomo: digestivo, anti oxidante. Melhora a flora intestinal.

Aipo: digestivo, prevenção do acido úrico, diurético suave, ajuda na função hepática. Sopas, salpicão, adicionado ao azeite para saladas.

Alecrim QT3(verbenona): estimulante, potencial anti oxidante, digestivo, Tonico cardiaco. Pode ser usado no azeite para salada Cebola e alho: anti oxidante e digestiva, hipotensor, ajuda a diminuir o colesterol.

Coentro: anti oxidante, digestivo, rico em linalol sendo assim, possui propriedades sedativas. O mais indicado é o óleo essencial das folhas. 

Manjericao verde ( qt linalol)ou alfavaca: rico em linalol possui propriedades sedativas, bom para tratar ansiedades, prevenção de envelheciemnto. Pode ser usado sozinho dilúido em azeite fica ótimo em pizzas, massas, saladas.

Cominho: melhora o peristaltismo intestinal, antibiótico, anti inflamatório.

Cravo da india: vermífugo. O cravo botão tem uma fragancia melhor para utilizar na culinária.

Hortela pimenta: digestiva, melhora a liberação da bílis bom para quem tem problemas digestivos . Combate a parasitas intestinais em crianças ( ameba e giardia). Sucos, chas, saladas.

Louro: rico em alfa terpineol por isso possui efeito estimulante para o sistema imunológico. Digestivo, carminativo. Noz moscada – muito utilizada como afrodisíaco, utilzado também em distúrbios hepáticos.

Orégano: antibiótico natural, anti oxidante, digestivo, atininflamatorios. Seu aroma picante pode ser utilizado em sopas, saladas e massas.

Pimentas oleoresina e essencial: A pimenta oleoresina tem o paladar picante e o essencial nao . São anti oxidante, ajuda na queima de calorias. Usado em pratos salgados.

Páprica oleoresina : alternativa mais suave da pimenta. Sopas e pastas.
Aroeira frutos: paladar parecido com a pimenta.

Salsa: propriedades estrogenenicas e entiespamódicas, bom evitar em grávidas.

Tomilho: Aroma picante ,mesma propriedades do orégano. sopas e saladas.

Limão, laranja: aromas diuréticos, usados em dieta o limoneno possui ação lipofílicas ajudando na queima de gorduras. Antioxidante, ajuda no equilíbrio do fígado. Ajuda tbem em problemas circulatórios.

Vetiver: gosto muito forte de raiz, é considerado afrodisíaco. Tem efeito nas grandulas endócrinas. Antibiotico frente ao stafilococus. Pode ser usado com o chocolate.

Bétula branca(cheiro de defumado): propriedades antifungicas.

Diluiçao em azeite:
5 a 10 gotas de óleos essências diferentes em 100 ml em azeite.

Para sucos: 1 gota no máximo 2 em 1 litro de suco.

Aromaterapia em Animais

Os efeitos terapêuticos da Aromaterapia nos animais é mais rápido e efetivo por terem o olfato muito mais desenvolvido que o dos humanos, por isso respondem muito bem ao tratamento. A absorção dos óleos essenciais se dá pelo olfato e também através da pele. os animais por terem o olfato muito mais desenvolvido que o dos humanos, respondem muito bem ao tratamento. A aromaterapia pode auxilia-los a livrar de pulgas e outros parasitas, para embelezar os pelos, para tratar feridas e aliviar os problemas comuns .Devemos sempre ter em mente que o olfato é muito mais desenvolvido que o nosso (nos cães é cerca de 20 vezes maior) e seu paladar é muito mais aguçado do que nós seres humanos. Então, temos de respeitar a dosagem dos óleos essenciais (em relação à massa corporal de seu animal de estimação). Evite, portanto, o altas doses de óleos essenciais ou administrar freqüentemente os óleos essenciais.
 

Nenhum comentário: