Pacotes 4x no Pague Seguro

13 de fev. de 2011

O que é Medicina Alternativa?


O termo Medicina Alternativa é comumente usado para descrever práticas médicas diversas da alopatia, ou medicina ocidental.
Existem estudiosos do assunto que apontam que esta é uma definição inadequada, pois se deve considerar a medicina como constituída por métodos cientificamente validados de diagnóstico e tratamento, independente do fato de ser aplicada no oriente ou ocidente. Ainda, o termo alopatia foi criado pelo inventor da homeopatia como uma oposição ao princípio de "cura pelo semelhante" da homeopatia. Assim, o que estiver validado, mesmo que não convencional no meio, como fitoterapia, faz parte do arsenal de diagnose e terapia.
Estes mesmos estudiosos indicam que uma definição mais adequada para a medicina alternativa seria o conjunto de práticas de diagnose e terapia sem a apropriada validação científica, ou que sejam consideradas inacessíveis ao método científico experimental, o que neste último caso pode ocorrer nas práticas de cura via métodos metafísicos e espirituais, diferentemente das práticas médicas convencionais.

Modalidades
São consideradas, entre outras, práticas de Medicina Alternativa:
      


1.   Acupuntura
2.   Aromaterapia
5.   Ayurveda
6.   Biodança
8.   Cromoterapia
9.   Fitoterapia
17. Reiki
20. Essênios
21. Ceticismo
22. Medicina
23. Paradigma
27. Etc...