O termo Medicina Alternativa é comumente usado para descrever práticas médicas diversas da alopatia, ou medicina ocidental.
Existem estudiosos do assunto que apontam que esta é uma definição inadequada, pois se deve considerar a medicina como constituída por métodos cientificamente validados de diagnóstico e tratamento, independente do fato de ser aplicada no oriente ou ocidente. Ainda, o termo alopatia foi criado pelo inventor da homeopatia como uma oposição ao princípio de "cura pelo semelhante" da homeopatia. Assim, o que estiver validado, mesmo que não convencional no meio, como fitoterapia, faz parte do arsenal de diagnose e terapia.
Estes mesmos estudiosos indicam que uma definição mais adequada para a medicina alternativa seria o conjunto de práticas de diagnose e terapia sem a apropriada validação científica, ou que sejam consideradas inacessíveis ao método científico experimental, o que neste último caso pode ocorrer nas práticas de cura via métodos metafísicos e espirituais, diferentemente das práticas médicas convencionais.
Modalidades
São consideradas, entre outras, práticas de Medicina Alternativa:
1. Acupuntura
2. Aromaterapia
3. Arte terapia
5. Ayurveda
6. Biodança
8. Cromoterapia
9. Fitoterapia
10. Florais
11. Homeopatia
12. Iridologia
13. Magnetoterapia
14. Musicoterapia
15. Quiropraxia
16. Reflexologia
17. Reiki
20. Essênios
21. Ceticismo
22. Medicina
23. Paradigma
24. Curandeirismo
27. Etc...