Pacotes 4x no Pague Seguro

14 de fev. de 2011

Os Cinco Níveis de Adoecimento e Cura - As Bases para uma Medicina Integral

Os Cinco Níveis de Adoecimento e Cura - As Bases para uma Medicina Integral


Muito do que aqui será dito faz parte da percepção das pessoas e não precisa explicações adicionais. O próprio conceito de níveis de cura não é recente, e existe referência disso há mais de dez mil anos nos sutras yoga de Patanjali. Podemos dizer que este artigo é uma tentativa de expressar este conhecimento antigo em palavras de hoje.

Primeiro Nível - O corpo físico

O corpo físico está na base do sistema. Por estar na base, não significa ser menos importante. Na verdade, no conceito de níveis de cura não existe nível mais importante, todos têm o mesmo potencial de harmonizar/desarmon izar o sistema. O corpo físico é a fundação sobre o qual os outros níveis se ancoram e se sustentam. Ele é a nossa conexão com a terra e fonte da energia física. O corpo físico mantém a identidade com o que vemos, sentimos (tato e paladar), ouvimos e cheiramos. Ele termina na pele.

Segundo Nível - O corpo Eletromagnético

O corpo eletromagnético é a soma da bioeletricidade e do eletromagnetismo gerados pelos sistemas orgânicos, principalmente o sistema nervoso, e pelo processo vibratório dos elementos do organismo submetidos ao campo eletromagnético de Terra. Muitos nervos somáticos e autônomos conduzem corrente no sentido longitudinal ao eixo corporal, e essas correntes se espraiam como campos elétricos ao longo dos nervos. O campo magnético produzido se estende no sentido perpendicular ao eixo. Mesmo que sua força diminua com a distância de sua origem, ele ainda se projeta para além da pele. Teoricamente este campo biomagnético se estende ao infinito.

Terceiro Nível - O corpo Mental

O chamado corpo mental se estende ao infinito, ficando abaixo do outros dois níveis superiores que já se encontram no plano transpessoal. O corpo mental seria o nível mais superior do plano pessoal. Apenas matematicamente se é capaz de conceber a expansão dos níveis superiores.
A prática terapêutica cotidiana revela existência de certas ordens e regras a governar a relação entre os cinco níveis. Elas emergem e se tornam óbvias. Assim, cada nível tem as suas leis e sua própria ordem que precisam ser compreendidas.
Cada fenômeno que observamos no plano físico ocorre simultaneamente nos outros quatro níveis. Na verdade, o corpo físico está desenhado como uma tela de computador que torna visível e tangível o que acontece nos níveis superiores. Entretanto, se pode ter problemas em níveis superiores que ainda não se manifestaram nos níveis inferiores. Isto é bem conhecido na Acupuntura, onde os fenômenos de segundo nível (corpo eletromagnético) são percebidos através do exame do pulso e da língua, antes do aparecimento dos sintomas. Em certa tradição da medicina chinesa o médico só recebia pelo seu trabalho, quando ele conseguia detectar e resolver o problema ainda no segundo nível, sem comprometer o corpo físico.

Quarto Nível - dream body

O nível mais elevado onde a interação terapeuta-cliente é ainda possível, é o quarto nível - tem sido chamado de "dream body". O quinto nível é o plano da auto-cura, e está no plano do corpo espiritual. Neste plano, a única relação possível é entre Deus e o indivíduo, não existe espaço para a intermediação do terapeuta. O médico, o psicólogo ou o guru que diz atuar neste nível (quinto nível), está sendo arrogante, perigoso, ou simplesmente equivocado. Qualquer pessoa que verdadeiramente teve contato neste nível, quase sempre assume atitude de profundo respeito, e integra uma experiência que não pode ser expressa através da palavra. Pessoas que falam freqüentemente sobre Deus, Anjos, e outras experiências espirituais são suspeitas, pois o contacto com o nível espiritual é uma experiência solitária, indescritível, que só faz sentido para aquele que o “experienciou”. Não existe a pulsão de se ficar alardeando tal experiência.
Os seguidores da "New Age" têm freqüentemente problemas familiares não resolvidos e culpa (tanto oriunda do sistema familiar ou como fruto da sua própria caminhada). A dor e o trabalho necessários para a cura são freqüentemente evitados pelo envolvimento em práticas espirituais de sublimação, que quase nunca resolvem o problema real.
A verdadeira cura requer simultaneamente trabalho nos três níveis. O corpo físico (primeiro nível) é o território da medicina convencional e da medicina ortomolecular, pois ambas comungam do paradigma bioquímico, ou seja, do pensamento que admite que o funcionamento corporal e a própria vida, podem ser, em última análise, explicados pelos processos físicoquímicos que ocorrem ao nível celular.
Vamos tomar como exemplo o caso de uma jovem com o diagnóstico clínico de anorexia nervosa. Nós sabemos que aproximadamente 85% desses pacientes possuem déficit de Zinco. Assim, o diagnóstico de primeiro nível seria "deficiência de Zinco". As leis que governam esse nível costumam ser leis bioquímicas e mecanicistas. Se administrarmos suplemento com Zinco, a paciente provavelmente ficará razoavelmente bem.
Entretanto, se abordamos a paciente considerando o segundo nível (corpo eletromagnético) , nós podemos descobrir que ela possui uma síndrome de má absorção causada pela hiperatividade do sistema simpático do plexo celíaco, que leva a uma vasoconstricção dos vasos linfáticos e sanguíneos do tubo digestivo. Esta condição pode responder bem à Acupuntura ou à Neural terapia. A paciente começaria a absorver Zinco dos alimentos novamente e corrigiria o seu déficit sem suplementação. O segundo nível tem um efeito organizador sobre o primeiro. As leis que operam neste nível, são as leis naturais da Neurofisiologia e da Biorregulação (Acupuntura, Kinesiology, Homeopatia, Biorressonância, Eletroacupuntura de Voll, Vegatest, etc).
Se caminhamos no sentido do terceiro nível (corpo mental), essa jovem mulher pode ter um conflito não resolvido em relação à figura do pai, ou teve um pai opressivo durante a sua infância. Essa "memória não resolvida" permanece em seu sistema límbico e estimulará o hipotálamo a enviar mensagens estressantes para o plexo celíaco. Ao se detectar e resolver esse problema através da Kinesiologia, por exemplo, se elimina esse foco do sistema límbico. O gânglio celíaco se estabiliza e a paciente começa a absorver o Zinco novamente. O terceiro nível tem um efeito organizador sobre o segundo e primeiro níveis. Vice e versa, sem a absorção de alimentos (primeiro nível), e o funcionamento do sistema nervoso autônomo (segundo nível), a paciente não teria energia necessária para o funcionamento da mente e para o trabalho mental de cura. Ou seja, a energia necessária para os trabalhos de cura vem dos níveis inferiores. As leis que governam o terceiro nível são as leis naturais simples que gradualmente têm sido redescobertas pela psicoterapia moderna: amar e cuidar da criança, prover a oportunidade para o aprendizado, dar segurança e calor humano. Cada violação dessas leis tem conseqüências, e levam a reconhecidas distorções mentais, no sistema nervoso e no sistema imune (sistema Neuroimunoendocrino ).
Retornando ao quarto nível, podemos especular, usando a constelação familiar típica de uma jovem mulher com anorexia nervosa, o seguinte: invisível para aqueles que estão fora, inclusive para a criança na família, o pai da paciente foi fortemente rejeitado pela esposa (mãe da criança), e sutilmente a moveu para fora da família. A paciente por seu lado é inconscientemente leal ao pai rejeitado, e nutre a crença mágica de que se ela desaparecer, o pai permanecerá na constelação familiar. "Eu abandono por você" é a crença e afirmação sinal da sua lealdade e profundo amor pelo pai. A anorexia é uma fórmula para a paciente desaparecer. O comportamento opressivo do pai (comportamento pertence ao terceiro nível) foi sua maneira de responder à sua rejeição pela esposa, que por sua vez desperta e reestimula seus problemas de infância não resolvidos. O terapeuta pode facilitar a cura nesta situação, através de uma condução que levará a paciente a perceber e a dizer em cessão terapêutica para o pai, que não precisa estar presente, mais ou menos o seguinte: "querido pai, o que aconteceu entre você e mamãe não é da minha conta. Eu sou apenas sua criança. Você já é experiente e eu sou uma criança. Eu tenho certeza de que você pode tratar desse problema diretamente com mamãe"; para mãe diria: "querida mãe, eu sou apenas sua criança. Por favor, olhe carinhosamente para mim quando estou com meu pai. Ele é o pai que eu tenho".
A cura neste nível (quarto) leva freqüentemente ao desaparecimento instantâneo de conflitos associados não resolvidos no terceiro nível e, no caso da jovem, ao desaparecimento da disfunção do gânglio celíaco e melhora da absorção de Zinco. Novamente, a energia necessária para o processo de cura tem que fluir de baixo para cima, a partir do primeiro nível. Intervenções nos três níveis funcionariam como catalisadoras para o trabalho no quarto nível. As leis que governam o quarto nível são leis e ordens da Terapia Familiar Sistêmica desenvolvida por Murray Bowen and Bert Hellinger: "numa família cada membro tem o direito de pertencer. Se alguém nega esse direito a um dos membros, um outro membro tenta compensar a família pela sua auto-exclusão" . Os dez mandamentos da Bíblia podem ser vistos como uma tentativa de formular leis que operam neste nível. Outras leis são discutidas no livro de Hellinger "A Simetria do Amor Oculto". Um sistema familiar é a reunião de pessoas geneticamente ligadas das últimas três gerações e todos os seus respectivos parceiro(s).

O que dizer então sobre o quinto nível (corpo espiritual)? Aqui são poucos os comentários, apenas uma dica: seria um bom começo, se após a resolução de um problema físico, ambos, médico e cliente voltassem internamente e para o alto numa atitude de agradecimento. O paciente deve aproveitar o seu ganho de saúde e vitalidade, e trabalhar até o quinto nível. Simplesmente orar ou meditar pode ser suficiente, mas às vezes não. Se o trabalho no quinto nível não for completado poderá haver uma recorrência gradual da condição de adoecimento. As leis que são operativas neste nível nos são gradualmente reveladas com a maturidade.
Conclusão:

A Teoria dos Cinco Níveis de Adoecimento e Cura pode ser de grande valia para se entender em profundidade o que deveria ser uma verdadeira medicina holística. Oferece ao terapeuta um mapa que torna a navegação mais fácil no mar às vezes caótico das terapias. Cada nível tem suas próprias leis que devem ser compreendidas. Os três primeiros níveis pertencem ao plano do pessoal. O quarto e quinto níveis pertencem ao plano do transpessoal. Cada nível superior organiza os níveis inferiores. Os níveis inferiores fornecem energias aos níveis superiores.

Algumas conclusões práticas para se levar uma vida saudável e orientar o cliente em direção ao bem-estar:
1. Dedique o melhor dos seus esforços no sentido de curar a sua própria família. Não descanse até que haja amor e respeito entre os membros de sua geração e duas gerações antes da sua. A "família" inclui crianças que morreram precocemente, abortos, maridos que foram excluídos após o divórcio, mães que morreram no parto, tios que morreram na guerra, etc.. A cura envolve a todos que estão vivos e mantêm memória amorosa com àqueles que se foram.
2. Nutra de energia os três primeiros níveis: alimente-se bem, durma corretamente, pratique exercícios físicos, tome suplementos nutricionais. Nutra o seu corpo eletromagnético com massagem, acupuntura, neuralterapia, banhos de cachoeira, ouça boa música, pratique yoga e Tai Chi. Visite o terapeuta para ajudá-lo a resolver dificuldades no plano mental
3. Faça suas introspecções para contatar o quinto nível. Não siga nenhum conselho. Arranje tempo e lugar para ficar só. Você precisa apenas de "você todo" para fazer isso.

Dietrich Klinghard, MD, PhD

Horários do Corpo Humano

Horários do Corpo Humano

DESPERTAR
das 7h às 8h
Quem gosta de acordar tarde já começa o dia em desvantagem. A partir das 6h, o corpo produz um hormônio que faz acordar, o cortisol. Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima. Essa faixa de horário é ideal para acordar com facilidade e com o pé
direito.

ATENÇÃO: Voltar a dormir é um erro; por volta das 9h o corpo começa a produzir endorfinas (analgésicos naturais) que encorajam um sono pesado do qual será difícil sair sem dor de cabeça ou mau-humor.

PRAZER
das 9h às 10h

A hora certa para as folias amorosas, já que a taxa de serotonina (neuro-transmissor ligado ao prazer) está em seu apogeu. O prazer experimentado só será aumentado. Por outro lado, também é a hora de marcar uma consulta ao dentista: as endorfinas, que também estão em alta nesse horário, funcionam como anestésicos naturais.

TRABALHO
das 10h às 12h
O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória de curto prazo (que guarda coisas como um número de telefone que olha na lista, é retido por alguns segundos e esquecido na seqüência) está mais  . Depois que as endorfinas presentes entre 9hs e 10hs desaparecem, o organismo atinge a sua velocidade ideal. É o momento certo para refletir, discutir idéias e encontrar inspiração.

DESCANSO
das 13h às 14 h
A moleza que dá depois do almoço não se deve unicamente a digestão, mas também a uma queda de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco. Para retomar a disposição, basta uma sesta de 20 minutos.

MOVIMENTO
das 15h às 16h

A forma física encontra o seu apogeu no meio da tarde, ao mesmo tempo em que a capacidade intelectual diminui. Como não há produção de hormônios específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o fato.

RUSH
das 18h às 19h

À partir das 18h, o organismo fica particularmente vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono. Convém então limitar o consumo de cigarros e evitar se possível, os engarrafamentos. Também é nesse horário que a atividade intelectual e o estado de vigilância atingem um novo pico - hora certa de mandar as crianças fazerem a lição de casa, por exemplo.

PILEQUE
das 20h às 21h

Se esse horário costuma coincidir com o aperitivo de antes do jantar é bom saber que é também o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que se fique bêbado bem mais rápido.

SONO
a partir das 20h...
A melatonina (hormônio do sono) invade progressivamente o corpo a partir das 18h. Mas é às 20hs que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros iguais a cada duas horas. Para ajudar a cair no sono, fazer amor é uma excelente idéia: o prazer sexual desencadeia a secreção de endorfinas no cérebro, favorecendo o adormecimento.

REGENERAÇÃO
das 21h à 1h
Esta fase do sono é muito importante porque coincide com o pico da produção do hormônio do crescimento, indispensável para a renovação das células e a recuperação física. Esse hormônio permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.

Fonte: Yvan Touitou, Cronobiologista da Faculdade de Medicina

ACUPUNTURA


 

ACUPUNTURA
PRIMEIRO CONTATO

A Acupuntura teve início a milhares de anos. O primeiro livro que se tem notícia é um livro chamado Nei King, que é da época do Imperador Amarelo. A dinastia do Imperador Amarelo, reinou, na China, no período entre 2.800 a.C. a 2.700 a .C., nesse livro ele trata sobre o assunto Acupuntura. Naquela época não havia médicos, mas sábios . Então, o Imperador Amarelo interrogava o sábio sobre o que era Acupuntura e para que servia. O sábio explicava e o escrivão tomava nota. Dessa forma se formou a 1a obra sobre Acupuntura, nesse livro eles comentam que a Acupuntura já existia há milênios. Se nós formos bem simplistas, dois milênios antes da data desse primeiro livro, por isso que vocês ouvem dizer que ela existia já há no mínimo há 5.000 anos.
            A Acupuntura é a arte de inserir agulhas. De que forma ela atua? Façamos uma analogia com o computador, no computador você tem o teclado, para que serve o teclado? Para se obter informações, mandar comandos para a CPU. E quem vai processar as informações, fazer as coisas, é a CPU . O teclado somente tem o objetivo de informar o computador, da mesma forma a Acupuntura, vai através da inserção de agulhas no corpo, informar o cérebro, e o cérebro é que vai executar as ordens. Assim obteremos uma resposta desse estímulo, um estímulo altamente específico.

SABEDORIA CHINESA

Então a grande sabedoria dos Chineses foi terem conseguido delimitar precisamente, que determinados pontos situados no corpo humano, mesmo distante do local de ação, tem uma representatividade altamente específica em determinada área do cérebro, esta determinada área do cérebro vai responder, modificando, alterando uma situação existente em qualquer parte do nosso corpo, desta forma por exemplo: uma dor no ombro de característica energética, pode ter seu sintoma aliviado, utilizando-se apenas uma agulha situada num ponto da perna, portanto um ponto distante do local do ombro vai poder aliviar esta dor, assim inserindo uma agulha na perna, faremos um estímulo, este estímulo vai pelo sistema sensitivo do corpo, informa ao cérebro na área somestésica, que é onde chegam e onde existe a percepção da dor, e o cérebro responde.
            Em seguida, pela via chamada descendente da dor , ocorre uma resposta de normalização da situação energética no ombro, e você tem a sua dor aliviada. É importante aqui lembrar ao leitor, que o adoecimento, no pensamento Chinês, pensamento este, energético, diz que uma doença passa por 3 fases: ela tem uma fase inicial chamada energética; depois de um período prolongado que pode variar de 6 a 10 anos, ela passa a uma fase funcional; e depois novamente de 6 a 10 anos, teremos uma fase orgânica.

TEMPO DE TRATAMENTO

Então é muito importante saber em que fase que está, pois é diferente você tratar um ombro que está em fase energética, onde a cura é rápida, e uma dor que já está com comprometimento funcional, na qual o indivíduo já não consegue levantar o braço, ou já numa fase orgânica que em medicina se chama de ombro congelado, com perda de movimento, desta forma em cada fase o tratamento vai ser diferenciado.
            Outra pergunta freqüente é: quanto tempo eu vou ter que fazer Acupuntura? Se eu estou tratando um paciente que se encontra na fase energética a cura é mais rápida, se ele está na funcional é mais demorada, e na fase orgânica vai depender muito de quando o processo se instalou. A Medicina Tradicional Chinesa diz que a cura de um sintoma energético ou funcional se dá em 100% dos casos, e na fase orgânica ela depende de quando começou. Como estatística, nós podemos dizer ao redor de 40%. Portanto exemplificando, uma artrose que começou até 2 anos, nós podemos curar, passou disso já fica difícil a cura, já existe um processo orgânico destruído, toda vez que tiver destruição de estrutura, fica difícil poder curar.
            Um outro exemplo para mostrarmos que Acupuntura não só funciona para dor que podemos citar são as alterações hormonais. Por exemplo um indivíduo que tem um hipertiroidismo ou um hipotiroidismo, na verdade a Medicina Chinesa está falando em que existe o hipotiroidismo de origem Yin, e o hipertiroidismo de origem Yang, no hipertiroidismo existe um excesso de energia Yang, enquanto que no hipotiroidismo existe falta de energia Yin.

CURA

Assim através de inserção de agulhas, em determinados pontos extremamente específicos, estimula-se o cérebro, o cérebro vai responder através do sistema nervoso, autônomo, e este sistema vai normalizar a glândula e essa voltará ao seu estado original, onde o Yin e o Yang estarão em harmonia.
            Outra patologia comum nas mulheres na menopausa também é extremamente freqüente conseguirmos obter o controle , a não ser que haja outros tipos de lesões associadas, outras causas orgânicas.
            Podemos citar também as gastralgias, as dores de estômago, as úlceras duodenais ou estomacais onde o resultado da acupuntura é excelente para aliviar e curar o sintoma do paciente.
Por que que nós podemos curar? Porque na gastrite existe também a hipercloridria, ou a hipocloridria, que é igualmente um distúrbio do Yin e do Yang, na hipercloridria o Yang está excessivo, e o Yin está em vazio, o oposto se dá na hipocloridria. Assim através do estímulo em determinados pontos, podemos obter a normalização desses sistemas
            É muito freqüente também a existência de uma dissociação da parte alta com a parte baixa do corpo. Do ponto de vista energético, as pessoas nervosas, ansiosas, tendem a produzir muito calor. A agitação produz muito calor, este calor sobe e vai para a parte superior, a parte debaixo esfria, então o indivíduo tem dificuldade de circulação energética, isso se reflete como insônia, o indivíduo não consegue dormir e por que ele não consegue dormir? Porque o calor está no alto, aí agita a cabeça, se a origem for ansiedade, fica com taquipsiquismo, a cabeça não para de pensar.
 Se é de origem fígado, que deixa a pessoa nervosa, então o indivíduo tem insônia, mas também não fica quieto, ele fica lendo, andando, assistindo TV, não consegue ficar na cama. Através de pontos que fazem a ligação com o alto e com o baixo, faz-se esta energia circular, e o indivíduo volta a dormir normalmente. Por exemplo, pessoas que transpiram muito, é comum transpirarem na mão e nos pés, isto é uma desarmonia entre Yin/Yang do Rim energético, o Yang estando em excesso, o Yin estando em vazio. O Rim energético não consegue funcionar e é ele que cuida das extremidades, Yang é calor, é atividade, o corpo tentando expulsar isso, faz com que o indivíduo transpire muito, essa é uma patologia que a ACP pode resolver.

ACUPUNTURA DÓI?




É lógico que do ponto de vista clínico, no momento que você fura a pele, as terminações nervosas que estão situadas nessa região levam a dor, e o indivíduo vai sentir dor, mas é só no momento que a agulha traspassa a pele, você não nem tem tempo de dizer que doeu, quando você estiver na letra D a dor já passou.
            Existem 2 técnicas principais de aplicação de agulhas, existe uma técnica desenvolvida para o Ocidental que é menos dolorosa, e a outra é a técnica Chinesa original, que se baseia fundamentalmente no estímulo vigoroso da agulha, que provoca realmente dor. A maioria das pessoas que fazem Acupuntura dormem durante a sessão, se você põe 20 a 30 agulhas em uma pessoa e ela consegue dormir, é porque não está doendo, se estivesse ela não iria conseguir dormir.
            A grande vantagem da Acupuntura é que ela passa a nos dar qualidade de vida. Tudo que você busca num tratamento é o bem estar, é a tranqüilidade, e você na verdade não está interessado em conviver com a doença. A Acupuntura traz esse equilíbrio, essa harmonia, essa qualidade de vida. Logicamente como toda ciência, é muito importante você procurar um profissional capacitado, que tenha conhecimento profundo da Medicina Tradicional Chinesa.

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

A Acupuntura é uma das partes da Medicina Tradicional Chinesa, ela é composta principalmente de ervas, que é a chamada Fitoterapia ou tratamento pelas ervas. 70% da consultas na China são atendidas com ervas, o Chinês diz que as ervas que você precisa nascem no quintal da sua casa, lógico que hoje em dia com a urbanização, ficou difícil, mas devemos procurar utilizar as ervas brasileiras, que contém somente energia da nossa região e são específicas, para o que você precisa.
            A moxabustão, que é uma erva com alto poder calorífico é utilizada para tratar as doenças de origem frio e umidade.
            Temos ainda técnicas, como a ventosa que são espécies de copos de vidro onde se provoca uma sucção, através da queima do ar contido dentro desse copo, a ventosa vai puxar a energia que esteja parada no corpo, causando dor, é uma técnica também bastante utilizada.
            Mais modernamente tem sido utilizado um aparelho de eletroacupuntura, para provocar um estímulo na agulha que causa analgesia.
            Ultimamente para o benefício das crianças, tem se utilizado um aparelho de laser que provoca um estímulo também nos pontos de acupuntura, facilitando o tratamento das crianças.
            Então como vocês podem ver a Medicina Tradicional Chinesa é bastante ampla, bastante interessante e altamente eficaz.


EMOÇÕES E MEDICINA CHINESA

RAIVA
Elemento: Madeira              Órgão: Fígado e Vesícula Biliar
Funções: estratégia, planejamento, decisões, impulso agressivo, controle e paciência, base do desenvolvimento espiritual, reações a impulsos, resoluções e execuções das planificações
Desequilíbrio Yin: hipersensibilidade, indecisão, falta de autoconfiança, incerteza da própria identidade e vida, fácil domínio pelos outros, timidez, falta de autoridade
Desequilíbrio Yang: Agressividade, impaciência, raiva, intolerância, egoísmo, frustração, autoritarismo, irritabilidade

ALEGRIA

Elemento: Fogo                Órgão: Coração e Pericárdio
Funções: Integração expressão corporal e verbal, estabilidade emocional, autenticidade, compaixão
Desequilíbrio Yin: Tristeza, solidão, perda de interesse pela vida, relacionamento e atividades sociais, sensação de não ser amado e não Ter capacidade para ser, problemas com a fala
Desequilíbrio Yang: Muita excitação e entusiasmo, irresponsabilidade, promiscuidade sexual, excesso de atividade social, depressão, oscilações emocionais, confusão de emoções (amizade/paixão/sexo), busca de aceitação social, preocupação com a auto-imagem

PREOCUPAÇÂO/PENSAMENTOS

Elemento: Terra               Órgão: Estômago e Baço-Pâncreas
Funções: Reflexão, estabilidade, digestão e assimilação ( fisiológica e psicológica)
Desequilíbrio Yin: Preocupação, muito pensamento e pouca ação, sensação de cansaço e vazio interno, insegurança
Desequilíbrio Yang: Apego, possessão, intrusão, ciúme, paranóia, obsessão por idéias e opiniões

TRISTEZA

Elemento: Metal               Órgão: Pulmão
Funções: Ordem, ritmo, mudanças
Desequilíbrio Yin: Medo da perda, energia insuficiente para formar laços duradouros, depressão
Desequilíbrio Yang: Tristeza profunda, negatividade, mágoa, resistência, ressentimentos

MEDO/PAVOR

Elemento: Água                Órgão: Rim
Funções: Manutenção da vida, coragem e sobrevivência
Desequilíbrio Yin: Medo da vida, falta de ambição,
Desequilíbrio Yang: Temor da perda do controle, muita ambição, rudeza, imprudência, ansiedade medrosa

Acupuntura Estética exemplos de antes e depois:




 




FLORAIS DE BACH

Florais de Bach










O Dr Edward Bach nasceu em Birmingham, Inglaterra, em 24 de setembro de 1886. Formou-se em Medicina em 1912. Em 1915, tornou-se bacteriologista do Hospital Universitário, onde desenvolveu os nosódios intestinais que ainda hoje são empregados pelos médicos homeopatas.
Em 1917, Bach teve uma hemorragia, foi operado com urgência e nele foi diagnosticada uma doença grave e incurável, com prognóstico de apenas 3 meses de vida. Como queria terminar suas pesquisas com os nosódios, pediu alta hospitalar, dedicou-se plenamente aos seus estudos e, recuperou-se totalmente. Esta vivência foi decisiva para que ele atribuísse grande importância aos estados emocionais na gênese e cura das doenças. Afirmou que boa saúde é harmonia, ritmo, pensar a vida de modo positivo, construtivo e feliz , enquanto que a doença é pensar de modo negativo, infeliz e destrutivo.
Em 1930, resolveu abandonar o consultório e partiu para a zona rural do País de Gales em busca de novos medicamentos. Passou a percorrer os campos em busca de plantas e fixou sua atenção nas flores silvestres. Desenvolveu uma grande intuição e sensibilidade a ponto de poder sentir as vibrações de cada flor que tocava com as mãos ou com a boca, identificando desta forma seu poder de cura.
Descobriu que o orvalho e a luz solar despertam a vibração das flores e a partir daí, desenvolveu o método solar e o de ebulição que se usam até hoje para o preparo das essências florais.
As flores usadas para os remédios devem nascer espontaneamente porque a energia é mais intensa do que se forem plantadas pelo homem. Devem ficar mergulhadas em água de um riacho próximo, em um recipiente de vidro claro por algumas horas, ficando assim, a água impregnada com a energia da flor.
Bach dizia que a doença é a cristalização de uma atitude mental e que basta tratar esta atitude para que a enfermidade cesse. Deve-se tratar a personalidade do paciente e não a doença.
A enfermidade não é material e sim energética e o primeiro ato do drama da doença se passa no campo da energia. Portanto, deve-se tratar as causas e não os efeitos. A ação terapêutica para que seja eficaz, deve atuar sobre a energia. Em 5 anos, Edward Bach descobriu 38 essências florais e escreveu dois livros: "Cura-te a ti mesmo" e "Os doze curadores e outros remédios". Ele morreu em 27.11.36, em sua casa em Mount Vernon, Grã Bretanha, onde ainda hoje funciona o "Bach Centre", onde são colhidas as flores e preparadas as essências.
O remédio floral é preparado com água mineral, essência floral e conhaque como conservante. A maneira de usar varia muito de um profissional para outro. Edward Bach preconizava o uso de até 6 essências no mesmo frasco, na posologia de 4 gotas 4 vezes ao dia.


Alguns dos pensamentos do Dr. Bach

 "A doença é o resultado do conflito entre a alma e a mente, e ela jamais será erradicada, exceto por meio de esforços mentais e espirituais".
"Nossa saúde física depende do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e de nossas emoções".
"As doenças reais e básicas do homem são provocadas por características de personalidade como o orgulho, a crueldade, o ódio, o egoísmo, a ignorância, a instabilidade e a ambição... tais características é que constituem as verdadeiras doenças..., e a continuidade dessas características, se persistirmos nelas,... é o que ocasiona no corpo efeitos prejudiciais que conhecemos com o nome de  enfermidades".
"Os medicamentos devem atuar sobre as causas e não sobre os efeitos, corrigindo o desequilíbrio emocional no campo energético".

As essências florais são utilizadas como método de harmonização das forças da natureza que em conjunto com o organismo, levam as pessoas a um completo equilíbrio mental, emocional e espiritual. As essências florais também protegem o corpo energético, equilibrando-o e harmonizando-o.

Magnetoterapia







Magnetoterapia é uma terapia praticada pela medicina alternativa baseada na influência dos campos magnéticos estáticos sobre o corpo humano.
Esta prática afirmam que ela seria capaz de tratar efetivamente diversas doenças sobretudo de ordem reumática.

O Que é o Magnetismo?

O magnetismo é uma força gravitacional emitida do centro do globo terrestre.

Alguns físicos propõem que existe um gigantesco magneto permanente no centro da Terra ou uma corrente elétrica que é responsável pelo campo magnético da Terra, transformando-a num imenso imã, energia esta chamada de geomagnetismo, que atua sobre todos os seres vivos trazendo grandes benefícios para saúde.

O Que é Magnetoterapia?

Magnetoterapia é a ciência que estuda e trata os desequilíbrios eletromagnéticos do corpo humano, auxiliando no tratamento de diversos distúrbios em nosso organismo.

Nosso planeta é regido por duas forças básica: gravitacional e magnética. A Terra funciona como um grande bloco de ímã, e a energia que recebe tem o nome de geomagnetismo, que atua de maneira benéfica sobre todos os seres vivos, com a função primordial de manter nossa saúde.

Nascido na Índia, aperfeiçoado na china e exaustivamente pesquisado no Japão nos últimos 30 anos, o magnetismo tem a função ímpar de equilibrar as energias que se alteram com o desgaste da vida moderna.

Estudos da Universidade de Osaka afirmam que a energia geomagnética se reduziu em 50% nos últimos quinhentos anos. Com o aparecimento do concreto, do asfalto, dos calçados de borracha e de plástico, dos automóveis etc. perdemos o contato com a mãe Terra.

O Magnetismo e o Organismo.

O corpo humano é composto de aproximadamente 65% de água. Grande parte dessa água é encontrada no sangue, e é através da circulação sangüínea que os glóbulos vermelhos levam oxigênio e nutrientes a todas as células do corpo.

Pesquisas realizadas no Japão e no Brasil confirmam que a aplicação constante do magnetismo no organismo, principalmente na região do pâncreas, provoca um aumento da produção de insulina, sendo portanto um importante elemento de ajuda no tratamento de diabetes (não-insulino dependentes).

Outras pesquisas apontam que tecidos ósseos fraturados apresentam melhora de 20% a 40% quando submetidos a tratamentos de magnetos, reduzindo o tempo de consolidação.

Quando aplicamos sobre o cérebro e medula espinhal, provoca melhora acentuada no aproveitamento do oxigênio pelos neurônios, evitando o estresse e contribuindo para maior vida útil dessas células, que não são renováveis, e prevenindo doenças cerebrais degenerativas.

Com todas essas vantagens, a magnoterapia é tanto curativa quanto preventiva e, por ser um tratamento energético natural, não tem contra-indicação.


Existem estudos realizados em seres vivos nos últimos 70 anos, em países como União Soviética, Japão, Inglaterra, Estados Unidos e França. As plantas que ficavam em campos magnéticos cresciam mais depressa e produziam mais.
As plantas murchas renasciam quando regadas com água magnetizada. Descobriu-se nos Estados Unidos que os campos magnéticos alteravam a reprodução de bactérias. Na União Soviética, o dr. L. V. Komarov fez experiências com moscas que se alimentavam de açúcar magnetizado, dobrando assim seu tempo de vida. A Índia é o país onde a Magnetoterapia se desenvolveu mais intensamente nos últimas 50 anos. Devido ao baixo poder econômico da população, a Magnetoterapia, por ser muito barata, expandiu muito e os principais livros sobre o assunto são provenientes daquele país.
A Magnetoterapia teoricamente resolve todos os problemas de saúde, combate dores, infecções, inflamações, insônia, ansiedade etc. Os ímãs pequenos aliviam os sintomas locais, os ímãs grandes melhoram a polarização magnética do corpo, e a Água Magnetizada limpa o organismo.
Os ímãs conservam o poder magnético durante muitos anos. Tendo um conjunto de ímãs, as pessoas poderão usá-los por longos anos, economizando remédios, e tratarão os problemas de saúde de todos os familiares e amigos.
Existem duas convenções internacionais sobre a denominação dos pólos magnéticos. Adotamos no Brasil e na Índia a seguinte: pólo Sul é aquele que atrai a extremidade da agulha da bússola que aponta para o Norte geográfico.
Para problemas localizados, escolhe-se um ímã de tamanho adequado para cobrir a região afetada, aplicando o pólo indicado. Um ímã fino pode ser deixado no local durante horas ou dias. Os ímãs podem ser fixados com esparadrapo, faixas ou cintos. Se o ímã for muito grosso ou pesado, deverá ser aplicado uma ou mais vezes durante o dia. Pólo Norte aplicado sobre a pele é indicado para traumas recentes, dores agudas, infecções, sedação de ponto de Acupuntura, tem efeito vaso constritor e funciona como bolsa de água fria.
Pólo Sul aplicado sobre a pele é indicado para dores crônicas, regeneração, cicatrização, inflamações, tonificação de pontos de Acupuntura, tem efeito vasodilatador e funciona como bolsa de água quente.
Para problemas que afetem órgãos internos ou grandes áreas do corpo, para distúrbios metabólicos, para equilibrar energeticamente o corpo, ou para prevenir doenças, utilizamos o tratamento geral do corpo aplicando ímãs grandes com 10 cm de lado, aplicados durante 5 a 30 min, de acordo com a sensibilidade de cada pessoa e a gravidade da doença. As sessões podem ser repetidas de 1 a 3 vezes por dia. Para afecções da metade superior do corpo, colocar a palma da mão direita sobre o pólo Norte e a da mão esquerda sobre o pólo Sul. Para afecções da metade inferior do corpo, colocar a planta do pé direito sobre o pólo Norte e o do pé esquerdo sobre o pólo Sul. O tratamento externo com ímãs deve ser complementada com o tratamento interno através da Água Magnetizada, para desintoxicar o organismo.
Emprega-se para limpar o sangue ou para evitar depósitos de ácido úrico, colesterol, triglicérides, carbonatos, fosfatos e oxalatos, cálcio e outras substâncias indeterminadas chamadas genericamente como toxinas. A água pode ser magnetizada através de imantação externa ou interna. No primeiro modo, colocar ímãs grandes juntos a recipientes contendo água, ou juntos às tubulações de passagem. No segundo modo, colocar ímãs dentro dos recipientes.