PRIMEIRO CONTATO
A Acupuntura teve início a milhares de anos. O primeiro livro que se tem notícia é um livro chamado Nei King, que é da época do Imperador Amarelo. A dinastia do Imperador Amarelo, reinou, na China, no período entre 2.800 a.C. a 2.700 a .C., nesse livro ele trata sobre o assunto Acupuntura. Naquela época não havia médicos, mas sábios . Então, o Imperador Amarelo interrogava o sábio sobre o que era Acupuntura e para que servia. O sábio explicava e o escrivão tomava nota. Dessa forma se formou a 1a obra sobre Acupuntura, nesse livro eles comentam que a Acupuntura já existia há milênios. Se nós formos bem simplistas, dois milênios antes da data desse primeiro livro, por isso que vocês ouvem dizer que ela existia já há no mínimo há 5.000 anos.
A Acupuntura é a arte de inserir agulhas. De que forma ela atua? Façamos uma analogia com o computador, no computador você tem o teclado, para que serve o teclado? Para se obter informações, mandar comandos para a CPU. E quem vai processar as informações, fazer as coisas, é a CPU . O teclado somente tem o objetivo de informar o computador, da mesma forma a Acupuntura, vai através da inserção de agulhas no corpo, informar o cérebro, e o cérebro é que vai executar as ordens. Assim obteremos uma resposta desse estímulo, um estímulo altamente específico.
SABEDORIA CHINESA
Então a grande sabedoria dos Chineses foi terem conseguido delimitar precisamente, que determinados pontos situados no corpo humano, mesmo distante do local de ação, tem uma representatividade altamente específica em determinada área do cérebro, esta determinada área do cérebro vai responder, modificando, alterando uma situação existente em qualquer parte do nosso corpo, desta forma por exemplo: uma dor no ombro de característica energética, pode ter seu sintoma aliviado, utilizando-se apenas uma agulha situada num ponto da perna, portanto um ponto distante do local do ombro vai poder aliviar esta dor, assim inserindo uma agulha na perna, faremos um estímulo, este estímulo vai pelo sistema sensitivo do corpo, informa ao cérebro na área somestésica, que é onde chegam e onde existe a percepção da dor, e o cérebro responde.
Em seguida, pela via chamada descendente da dor , ocorre uma resposta de normalização da situação energética no ombro, e você tem a sua dor aliviada. É importante aqui lembrar ao leitor, que o adoecimento, no pensamento Chinês, pensamento este, energético, diz que uma doença passa por 3 fases: ela tem uma fase inicial chamada energética; depois de um período prolongado que pode variar de 6 a 10 anos, ela passa a uma fase funcional; e depois novamente de 6 a 10 anos, teremos uma fase orgânica.
TEMPO DE TRATAMENTO
Então é muito importante saber em que fase que está, pois é diferente você tratar um ombro que está em fase energética, onde a cura é rápida, e uma dor que já está com comprometimento funcional, na qual o indivíduo já não consegue levantar o braço, ou já numa fase orgânica que em medicina se chama de ombro congelado, com perda de movimento, desta forma em cada fase o tratamento vai ser diferenciado.
Outra pergunta freqüente é: quanto tempo eu vou ter que fazer Acupuntura? Se eu estou tratando um paciente que se encontra na fase energética a cura é mais rápida, se ele está na funcional é mais demorada, e na fase orgânica vai depender muito de quando o processo se instalou. A Medicina Tradicional Chinesa diz que a cura de um sintoma energético ou funcional se dá em 100% dos casos, e na fase orgânica ela depende de quando começou. Como estatística, nós podemos dizer ao redor de 40%. Portanto exemplificando, uma artrose que começou até 2 anos, nós podemos curar, passou disso já fica difícil a cura, já existe um processo orgânico destruído, toda vez que tiver destruição de estrutura, fica difícil poder curar.
Um outro exemplo para mostrarmos que Acupuntura não só funciona para dor que podemos citar são as alterações hormonais. Por exemplo um indivíduo que tem um hipertiroidismo ou um hipotiroidismo, na verdade a Medicina Chinesa está falando em que existe o hipotiroidismo de origem Yin, e o hipertiroidismo de origem Yang, no hipertiroidismo existe um excesso de energia Yang, enquanto que no hipotiroidismo existe falta de energia Yin.
CURA
Assim através de inserção de agulhas, em determinados pontos extremamente específicos, estimula-se o cérebro, o cérebro vai responder através do sistema nervoso, autônomo, e este sistema vai normalizar a glândula e essa voltará ao seu estado original, onde o Yin e o Yang estarão em harmonia.
Outra patologia comum nas mulheres na menopausa também é extremamente freqüente conseguirmos obter o controle , a não ser que haja outros tipos de lesões associadas, outras causas orgânicas.
Podemos citar também as gastralgias, as dores de estômago, as úlceras duodenais ou estomacais onde o resultado da acupuntura é excelente para aliviar e curar o sintoma do paciente.
Podemos citar também as gastralgias, as dores de estômago, as úlceras duodenais ou estomacais onde o resultado da acupuntura é excelente para aliviar e curar o sintoma do paciente.
Por que que nós podemos curar? Porque na gastrite existe também a hipercloridria, ou a hipocloridria, que é igualmente um distúrbio do Yin e do Yang, na hipercloridria o Yang está excessivo, e o Yin está em vazio, o oposto se dá na hipocloridria. Assim através do estímulo em determinados pontos, podemos obter a normalização desses sistemas
É muito freqüente também a existência de uma dissociação da parte alta com a parte baixa do corpo. Do ponto de vista energético, as pessoas nervosas, ansiosas, tendem a produzir muito calor. A agitação produz muito calor, este calor sobe e vai para a parte superior, a parte debaixo esfria, então o indivíduo tem dificuldade de circulação energética, isso se reflete como insônia, o indivíduo não consegue dormir e por que ele não consegue dormir? Porque o calor está no alto, aí agita a cabeça, se a origem for ansiedade, fica com taquipsiquismo, a cabeça não para de pensar.
Se é de origem fígado, que deixa a pessoa nervosa, então o indivíduo tem insônia, mas também não fica quieto, ele fica lendo, andando, assistindo TV, não consegue ficar na cama. Através de pontos que fazem a ligação com o alto e com o baixo, faz-se esta energia circular, e o indivíduo volta a dormir normalmente. Por exemplo, pessoas que transpiram muito, é comum transpirarem na mão e nos pés, isto é uma desarmonia entre Yin/Yang do Rim energético, o Yang estando em excesso, o Yin estando em vazio. O Rim energético não consegue funcionar e é ele que cuida das extremidades, Yang é calor, é atividade, o corpo tentando expulsar isso, faz com que o indivíduo transpire muito, essa é uma patologia que a ACP pode resolver.
ACUPUNTURA DÓI?
É lógico que do ponto de vista clínico, no momento que você fura a pele, as terminações nervosas que estão situadas nessa região levam a dor, e o indivíduo vai sentir dor, mas é só no momento que a agulha traspassa a pele, você não nem tem tempo de dizer que doeu, quando você estiver na letra D a dor já passou.
Existem 2 técnicas principais de aplicação de agulhas, existe uma técnica desenvolvida para o Ocidental que é menos dolorosa, e a outra é a técnica Chinesa original, que se baseia fundamentalmente no estímulo vigoroso da agulha, que provoca realmente dor. A maioria das pessoas que fazem Acupuntura dormem durante a sessão, se você põe 20 a 30 agulhas em uma pessoa e ela consegue dormir, é porque não está doendo, se estivesse ela não iria conseguir dormir.
A grande vantagem da Acupuntura é que ela passa a nos dar qualidade de vida. Tudo que você busca num tratamento é o bem estar, é a tranqüilidade, e você na verdade não está interessado em conviver com a doença. A Acupuntura traz esse equilíbrio, essa harmonia, essa qualidade de vida. Logicamente como toda ciência, é muito importante você procurar um profissional capacitado, que tenha conhecimento profundo da Medicina Tradicional Chinesa.
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
A Acupuntura é uma das partes da Medicina Tradicional Chinesa, ela é composta principalmente de ervas, que é a chamada Fitoterapia ou tratamento pelas ervas. 70% da consultas na China são atendidas com ervas, o Chinês diz que as ervas que você precisa nascem no quintal da sua casa, lógico que hoje em dia com a urbanização, ficou difícil, mas devemos procurar utilizar as ervas brasileiras, que contém somente energia da nossa região e são específicas, para o que você precisa.
A moxabustão, que é uma erva com alto poder calorífico é utilizada para tratar as doenças de origem frio e umidade.
Temos ainda técnicas, como a ventosa que são espécies de copos de vidro onde se provoca uma sucção, através da queima do ar contido dentro desse copo, a ventosa vai puxar a energia que esteja parada no corpo, causando dor, é uma técnica também bastante utilizada.
Mais modernamente tem sido utilizado um aparelho de eletroacupuntura, para provocar um estímulo na agulha que causa analgesia.
Ultimamente para o benefício das crianças, tem se utilizado um aparelho de laser que provoca um estímulo também nos pontos de acupuntura, facilitando o tratamento das crianças.
Então como vocês podem ver a Medicina Tradicional Chinesa é bastante ampla, bastante interessante e altamente eficaz.
EMOÇÕES E MEDICINA CHINESA
RAIVA
Elemento: Madeira Órgão: Fígado e Vesícula Biliar
Funções: estratégia, planejamento, decisões, impulso agressivo, controle e paciência, base do desenvolvimento espiritual, reações a impulsos, resoluções e execuções das planificações
Desequilíbrio Yin: hipersensibilidade, indecisão, falta de autoconfiança, incerteza da própria identidade e vida, fácil domínio pelos outros, timidez, falta de autoridade
Desequilíbrio Yang: Agressividade, impaciência, raiva, intolerância, egoísmo, frustração, autoritarismo, irritabilidade
ALEGRIA
Elemento: Fogo Órgão: Coração e Pericárdio
Funções: Integração expressão corporal e verbal, estabilidade emocional, autenticidade, compaixão
Desequilíbrio Yin: Tristeza, solidão, perda de interesse pela vida, relacionamento e atividades sociais, sensação de não ser amado e não Ter capacidade para ser, problemas com a fala
Desequilíbrio Yang: Muita excitação e entusiasmo, irresponsabilidade, promiscuidade sexual, excesso de atividade social, depressão, oscilações emocionais, confusão de emoções (amizade/paixão/sexo), busca de aceitação social, preocupação com a auto-imagem
PREOCUPAÇÂO/PENSAMENTOS
Elemento: Terra Órgão: Estômago e Baço-Pâncreas
Funções: Reflexão, estabilidade, digestão e assimilação ( fisiológica e psicológica)
Desequilíbrio Yin: Preocupação, muito pensamento e pouca ação, sensação de cansaço e vazio interno, insegurança
Desequilíbrio Yang: Apego, possessão, intrusão, ciúme, paranóia, obsessão por idéias e opiniões
TRISTEZA
Elemento: Metal Órgão: Pulmão
Funções: Ordem, ritmo, mudanças
Desequilíbrio Yin: Medo da perda, energia insuficiente para formar laços duradouros, depressão
Desequilíbrio Yang: Tristeza profunda, negatividade, mágoa, resistência, ressentimentos
MEDO/PAVOR
Elemento: Água Órgão: Rim
Funções: Manutenção da vida, coragem e sobrevivência
Desequilíbrio Yin: Medo da vida, falta de ambição,
Desequilíbrio Yang: Temor da perda do controle, muita ambição, rudeza, imprudência, ansiedade medrosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário