Pacotes 4x no Pague Seguro

20 de mar. de 2011

SER SAUDÁVEL


Definitivamente Ser saudável precisa-se de atitudes corretas. A passividade ou a ação sem a observação plena das verdadeiras necessidades sempre afastará o ser humano da sua condição de saúde plena que inclui não somente as condições físicas, mas também as da mente e do espírito. A dedicação somente a um destes aspectos poderá gerar desequilíbrios importantes nas outras condições o que implicará em desordem. A chamada doença nada mais é que o compasso desarmônico de uma destas condições que afetará necessariamente as outras pois a vida plena se distribui no equilíbrio das facetas físicas, psíquicas e espirituais de forma sustentada e harmônica. A harmonia não prevalece o pensar, a bioquímica celular, o sentir, o movimentar-se nem o intuir. A harmonia necessita do equilíbrio destas condições. A saúde é o resultado e a causa concomitante desta harmonia.
Tudo no universo tende ao equilíbrio mas nem sempre este equilíbrio é harmônico. Para ser harmônico é necessário atender às condições do corpo, do psiquismo e da espiritualidade. Ninguém adoece somente do corpo ou da mente. Há uma ligação sutil destas condições onde até um simples resfriado poderá gerar mudanças no comportamento da mente e do corpo. Assim como uma simples tristeza momentânea poderá impactar condições orgânicas como o apetite, os intestinos, a respiração dentre outros. Não há separação por isso não haverá harmonia sem que haja mudanças na observação do ser saudável em seus mais variados aspectos. Outra condição para o Ser saudável é a percepção de que mesmo a harmonia e o equilíbrio são dinâmicos. Dependem de inter-relações com o meio interno e externo a cada ser vivo. Varia de acordo, por exemplo, com as estações do ano, o dia a noite, condições emocionais, idade, gênero, etc. Não há padrões fixos do que é harmônico a menos que atenda a todas as inter-relações e as incertezas pertinentes a estas. Como é impossível controlar todas as condições e variáveis de impacto a única situação que se tem "em mãos" é fortalecer a Energia correta intrínseca trabalhando e capacitando as condições do corpo, da mente e da espiritualidade. A força Universal saberá o que fazer. Os exímios profissionais de saúde poderão saber que não se promove a cura mas sim às condições necessárias para que as energias sábias da Natureza promova a cura. Ninguém pode curar ninguém. Se for muito capaz poderá restabelecer as condições ideais para que o processo de cura se estabeleça. Enquanto isso não for entendido o atendimento à saúde com as dinâmicas médicas continuará extremamente invasiva e intervencionista gerando as vezes a melhora e as vezes a piora. 
Todas as recentes e mais apuradas pesquisas sobre saúde e qualidade de vida apontam fortemente para que o foco seja fortalecer a capacidade antipatogênica intrínseca a todos os seres vivos (a energia correta) que faz parte da relação do indivíduo com o meio ambiente de forma equilibrada/harmoniosa e sustentada. O foco não está na cura de doenças. A doença não existe por si só, mas precisa de um organismo em desequilíbrio para que esta se manifeste. Isto inclui 3 pontos iniciais muito importantes de preservação da saúde:
*O primeiro é a Alimentação cuidadosa pois se erros são cometidos nesse aspecto, isso desorganiza o organismo todos os dias no mínimo 3 vezes por dia. Devemos comer mais vezes em poucas poções e  pausadamente com melhor qualidade e menor quantidade que estamos excitados a comer.
*O segundo é a Atividade física e o Exercício físico corretos. A atividade física é qualquer atividade com gasto energético enquanto o exercício físico é algo programado e sistematizado. Muitos dizem que não precisam de exercício físico pois têm muita atividade física durante o dia; não é a mesma coisa. Precisa-se de exercício físico bem orientado na atualidade apesar que a atividade  conta positivamente quando o estresse não é maior que os ganhos. Aí inclui práticas de exercícios de melhora da capacidade cardiovascular e pulmonar como uma caminhada minimamente 3 vezes por semana, o ideal é 5 vezes por semana por pelo menos 30 minutos, segue também exercícios de trabalho muscular, com alguma carga externa ou o peso do próprio corpo, pois as pesquisas mostram que a perda da massa muscular e força parecem ser mecanismos de envelhecimento importante, porque com a perda da massa muscular perde-se energia disponível para a manutenção da saúde e o enfrentamento de doenças. É um trabalho muscular leve a moderado minimamente, mas deve existir para todos principalmente entre os mais velhos; deve-se incluir práticas de exercícios meditativos e com características introspectivas da observação das condições da atitude mental, controle da respiração e postura corporal adequada o que inclui práticas de excepcional para estes fins como o Tai chi chuan (taiji quan), Qigong (Chi kung) e Ioga. Práticas que precisam de bons instrutores para que os resultados sejam satisfatórios e seguros.
A prática de exercícios físicos deve ser variada entre aeróbicos, de força e meditativos podendo variar os dias para se fazer duas destas práticas diferentes diariamente, praticar de 5 a 7 dias por semana. Se descansar dois dias estes não devem ser seguidos. Por exemplo, parar sábado e domingo. É prudente retirar um dia apenas para o descanso semanal desde que não promova exercícios de alta intensidade. Para fins de saúde os melhores exercícios parecem ser os de média intensidade para força e capacitação orgânica segundo novas pesquisas. Os exercícios de alta intensidade podem exaurir energias importantes para o sistema imunológico e nervoso impactando negativamente o balanço do organismo.
*A terceira condição de se seguir saudável é a Resolução dos conflitos internos e interpessoais. É necessário se espiritualizar e buscar a essência da vida. Libertar-se de um ego rígido e tosco com posturas já pré-concebidas de certo ou errado, feio ou bonito, etc. Buscar a paz de espírito com a simplicidade inerente a natureza. Começar a dar valor ao que tem valor. Valorizar as pessoas verdadeiramente assim como valorizar e fortalecer a família. Buscar a religiosidade (religação com as forças maiores e verdadeiras da Natureza)  mais que as religiões (conceitos e dogmas). Buscar a força do perdão, pois todos os humanos são plausíveis de erros e acertos nem por isso deixam de ser fiéis ao amor e àquilo que tem valor profundo para a alma. 
É preciso atitude serena diante da vida mesmo que o desespero bata à porta vez ou outra. Elevar o pensamento às forças criadoras do Universo e reconhecer cada Ser como parte integrante desta Energia intensa, vívida e imortal. 
É preciso atitude para SER SAUDÁVEL.      
Prof. Gutembergue Livramento
Fisiologista e Pesquisador em Medicina e Saúde Humana.
Professor Universitário em Fisiologia Humana, Fisiologia do exercício, Biofísica e Medicina Chinesa.
Mestre em Taiji quan e Qigong

Nenhum comentário: